domingo, 1 de maio de 2011

Perdão...

Uma senhora estava apanhando violentamente de seu marido. Os vizinhos chamaram a policia que queria levá-lo preso.  A senhora ergueu se com muita dificuldade e disse:
- Não o levem pois a culpa é minha.  Quando eu era jovem deixei que ele me desacatasse, depois veio o primeiro palavrão, o primeiro empurrão, humilhações e agora que estou velha apanho sem dó nem piedade. Por favor Sr. Policial me leve presa pois permiti que minha vida fosse tratada de qualquer jeito. Não me dei conta de que a responsabilidade do meu futuro é minha.  


Esse assunto abriu margem para discussões.  O que fazer com os lixos do passado que não conseguimos esquecer ou que não conseguimos jogar fora?
Rejeição na escola (infância), o sonho de casamento frustrado, decepção com filhos,  falta de capacitação profissional,  etc etc etc ....
Buscamos dentro de cada um de nós uma explicação razoável para que o sofrimento relacionado ao passado tenha lugar no presente.  É como se ao encontrarmos um culpado para o ocorrido podemos levar o peso pelo resto da vida. E assim reclamamos, choramos e nos entristecemos sem a mínima vontade de mudar o presente.
Reconhecer os erros do passado,  perdoar os responsáveis (mesmo que seja você) e tomar como exemplo para que não mais ocorra é o inicio de uma vida com tranqüilidade emocional.

Temos que perdoar o passado e assim agir com coerência de vida.
  
O ato de perdoar não é apenas uma recomendação religiosa, é mais uma atitude terapêutica e preventiva contra males maiores do que o mal recebido. O esquecimento do mal é atividade de um coração generoso.
Perdoar a si mesmo é entender que errar faz parte do crescimento, é aceitar a sua condição humana. 

Busque a fé em si mesmo e em Deus.  Todo sofrimento do homem tem origem no afastamento de sua luz interior.  Portanto,busque o auxilio divino, e não se esqueça SEJA FELIZ...  Você merece!

Tenha lindos dias!

2 comentários:

  1. Sandrinha, eu amei.

    Bjs

    Fiô

    ResponderExcluir
  2. Postei essa mensagem pensando nas nossas dificuldades em perdoar.

    bjus e fica com Deus

    ResponderExcluir