domingo, 27 de novembro de 2011

Sabedoria de avó

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um coquetel de frutas, dizer à minha neta:

- Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado.
Tenho umas coisas pra te contar.
E assim, dizer apontando o indicador para o alto:
- O nome disso não é conselho, isso se chama colaboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos,
com os ossos frágeis,  a pele mole e os cabelos brancos  minha alma é o que me resta saudável e forte.
Por isso, vou colocar mais ou menos assim:
É preciso coragem para ser feliz.
Seja valente.
Siga sempre seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
Satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação.
Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer, mas escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você.
Tenha poucos e bons amigos.
Tenha filhos.
Tenha um jardim.
Aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e à Austrália.
Cuide bem dos seus dentes.
Experimente, mude, corte os cabelos.
Ame. Ame pra valer.
Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..."
Tenha uma vida rica de vida! Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Saiba AMAR, amando...
E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável.
Porque sim, as pessoas comentam,  reparam,  e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.
Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança ou status.
Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade
quando o assunto é paixão.

Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação.
Leia. Pinte, desenhe, escreva.
E por favor, dance, dance, dance....

Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam,
e sempre farão.
Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.

Era só isso, minha querida.

Agora é a sua vez.  Me diga: Como vai você?



                                                                                                                Autor desconhecido

Dias Felizes

5 comentários:

  1. Oi, amiga!
    Tudo bem?
    Esse post tá show!
    Muito bom mesmo!
    Ah! Quero agradecer por falar de minha terra Pernambuco, quando sugeres uma ida em Noronha.....realmente é um lugar lindo, encantador, magnânimo...conheço e recomendo.
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, oi TAMUJUNTU..

    Que bom que vocês entraram...

    bjussss

    ResponderExcluir
  3. Passando aqui pra dizer: TAMUJUNTU.
    Abração e fique na paz!

    ResponderExcluir
  4. Que legal...
    Volte sempre..

    E TAMUJUNTU rssss

    ResponderExcluir